Projetos do Instituto da Árvore





2011 – projetos em andamento


Projeto educacional 
Elaboração de uma cartilha sobre a arborização e urbanização da cidade de Maringá, para ser ministrada a alunos da 7ª série do ensino fundamental, permanentemente.

Material que visa resgatar o ideário da urbanização e arborização da cidade e promover a educação ambiental.

A cartilha será distribuída para estudantes, em palestras a serem realizadas por voluntários do Instituto, ao público em geral, universitários, instituições de classe e clubes de serviços. Está em produção e será distribuída a partir do mês de agosto de 2011.

Este material visa criar uma consciência de proteção da arborização da cidade e promover a valorização deste patrimônio ambiental e cultural local.


Concurso de fotografias
Tem por objetivo a promoção da arborização da cidade, em especial as árvores da calçada, canteiro central e das praças.

Terá início em 1º de maio e término em 31 de agosto de 2011, com julgamento dos trabalhos na semana da Árvore, no mês de setembro (vide Regulamento nesta página web). Valem fotografias tiradas a partir de 1º de maio de 2011.

Campanha no rádio e TV
Projeto institucional sobre a arborização da cidade. Está em produção.
Será veiculado em rádio e TV e terá como foco a educação ambiental.




Projetos anteriores:

Plantio de Árvores
No ano de 2007, em parceria com a ACIM – Associação Empresarial e Comercial de Maringá, o Instituto plantou 250 árvores, de diferentes espécies, contribuindo para recuperação da arborização na região central.

Identificação de árvores
Também em parceria com a ACIM, foram colocadas diversas placas junto ao tronco de árvores na região central da cidade, identificando a espécie, com seu nome popular e científico.

Plano Diretor
O Instituto, com seus parceiros institucionais e associados patrocinadores, investiu na elaboração do Plano Diretor da Árvore de Maringá, no ano de 2007.

Trabalho técnico que foi entregue ao Município de Maringá para aprovação junto à Câmara Municipal.

Contou com apoio financeiro da Cocamar, Cesumar e Alisul Alimentos S/A.

Áreas de permeabilização
Projeto que tinha por promoção a abertura de áreas nas calçadas, junto ao tronco das árvores, para o aumento da área permeável, nas medidas 1,20m x 2,40m, para aumento de infiltração de água, com plantio de grama esmeralda como cobertura sobre a terra. Promovendo uma melhor absorção de água e nutrientes pelas árvores.

Jardinagem Avenida Tiradentes
O Instituto da Árvore, em parceria como o Município de Maringá, teve como seu primeiro projeto a idealização e manutenção da jardinagem dos canteiros centrais da Avenida Tiradentes, no trecho entre as Avenidas São Paulo e Paraná, no ano de 2007.